terça-feira, 17 de maio de 2011

Aprendizagem

Secretaria reuniu coordenadores pedagógicos
Fonte: SME/Assecom
Autor: Eneci Pilar
Segunda-Feira, 16 de Maio de 2011, 10h24
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
Apresentar uma proposta de implantação e implementação de Política de Avaliação e Acompanhamento do Ensino Aprendizagem foi um dos objetivos da formação que reuniu aproximadamente 25 coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Sinop. A capacitação, que iniciou na segunda-feira (09) e encerrou na sexta (13), aconteceu na Escola Municipal de Governo, faz parte da formação global proposta pela Secretaria Municipal de Educação para 2011.

A ação é da equipe de formação/Coordenadoria de Programas e Projetos, em conjunto com a equipe da Coordenadoria do Ensino Fundamental. À frente da capacitação, que também discutiu a metodologia de acompanhamento da aprendizagem no interior das escolas, estiveram as formadoras Lucinéia Lourenço e Taciana Jordão.

Discutir as capacidades linguísticas de alfabetização e letramento e possibilitar intervenção na aprendizagem para elevação do índice do IDEB desde o primeiro ano do ensino fundamental também fez parte da pauta do encontro. Entre os conteúdos abordados estavam os Descritores do SAEB, base de referência para a elaboração da Prova Brasil, a matriz de avaliação, atividades avaliativas, expectativas de aprendizagem, orientações pedagógicas (ou curriculares) e capacidades linguísticas (alfabetização e letramento e questões sobre avaliação).

Segundo Lucinéia, por meio dessa formação institui-se os grupos de estudos continuados nas escolas tendo como tema central a avaliação e o acompanhamento do processo ensino aprendizagem do 1° ao 5° ano de forma processual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário