sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Notícias
Equipe da Revista Nova Escola acompanhará o dia a dia da professora Rosana Zaffalon, nesta sexta, 20
Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto
Quarta-Feira, 18 de Agosto de 2010, 17h45
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
Alunos durante palestra ministrada pelo 5º ano do Thiago Aranda sob orientação da professora Rosana
Nesta sexta-feira (20), uma equipe da revista Nova Escola, especializada em educação estará em Sinop acompanhando as atividades desenvolvidas pela professora Rosana Helena Brocco Zaffalon, que irá receber da Fundação Victor Civita o prêmio “Professor Nota Dez”, pelo desenvolvimento do projeto “Dengue mata, to fora”.



Pela manhã, a equipe acompanhará as atividades escolares das crianças envolvidas com o projeto e às 14h participarão de uma palestra que os alunos farão para outros estudantes que freqüentam o 5° ano do ensino do município na Câmara Municipal. No dia 18 de outubro a professora viaja para São Paulo para receber o prêmio.



O projeto foi desenvolvido por Rosana com os alunos do 5° ano da Escola Municipal de Educação Básica Thiago Aranda Martins alertando sobre os riscos da dengue e as maneiras de evitar o aedes aegypti desde 2009. A ação iniciou depois que o pai de um aluno da turma faleceu vitima de dengue hemorrágica, o que, sensibilizou os colegas de sala.



Ao falar sobre o projeto que rendeu destaque nacional, Rosana apontou que entre os objetivos da atividade está a atuação dos alunos como agentes mirins de saúde. “No modelo em que desenvolvemos esse projeto a comunicação é feita de crianças para crianças, eles já palestraram para aproximadamente 600 crianças. Assim, a aprendizagem tem mais significado para eles. A criança passa a atuar como multiplicador de conhecimento na família, escola, comunidade”, explicou.



Além da realização de palestras, a Escola também realizou uma campanha para juntar latinhas, 31 quilos do material foram coletados e comercializados, o dinheiro foi aplicado na compra de 30 mudas de citronela, planta que atua como repelente do mosquito, plantadas no pátio da Escola. Segundo a professora, assim que as plantas oferecerem condições serão feitas novas mudas e estas distribuídas aos alunos para que as levem para casa.



Rosana apontou que as escolas que desejam palestras com os alunos que desenvolvem o projeto podem ligar para o telefone 3511-1915. A Secretaria de Saúde atuou como parceira do projeto disponibilizando o folder usado nas campanhas.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mais Educação

Educação
13 de Agosto de 2010 - 14:13
Sinop: 520 alunos passam estudar em tempo integral na rede municipal
Fonte: Assessoria com Redação



A Secretaria de Educação lançou hoje, na Escola Municipal de Educação Básica Bom Jardim, o programa "Mais Educação" beneficiando 520 alunos da rede municipal que terão jornada escolar de 7 horas diárias, com ações nas áreas de cultura, esporte, e desenvolvimento social. Integram o projeto 120 alunos da escola Bom Jardim, 160 da escola Thiago Aranda Martin e 240 que estudam no Sadao Watanabe. Os da Escola Bom Jardim freqüentarão no contra turno das atividades escolares oficinas de pintura, dança, karatê, letramento, matemática e coral. Já quem estuda na Escola Thiago Aranda fará atividades de futsal, tênis de mesa, capoeira, coral, matemática, além de cultivar uma horta escolar. Os estudantes da Sadao Watanabe contaram com programas de atletismo, voleibol, radio escolar, banda, letramento e de matemática.

O prefeito Juarez Costa destacou que essa é uma parceria entre a prefeitura e o Ministério da Educação possibilitando educação em tempo integral em três escolas municipais. "Para o próximo ano nossa meta é ampliar esse projeto, pois Sinop é uma cidade com crescimento muito elevado, acima de 10% ao ano e precisamos correr atrás de recursos em todas as áreas para propiciar condições a quem aposta nessa cidade", destacou.

O secretário de Educação, Tadeu Azevedo, enfatizou a importância da educação em tempo integral. "Muitos pais saem cedo e não têm com quem deixar seus filhos, com as crianças na Escola eles podem trabalhar tranqüilos, tendo a certeza de que aqui eles estão aprendendo e conquistando um futuro melhor. Escolhemos justamente essa Escola para lançar o projeto porque aqui 50% dos alunos serão atendidos e nosso objetivo é ampliar esse número", disse. Para ele a peça fundamental para que o Mais Educação dê certo é o comprometimento coletivo da comunidade escolar e dos pais no desempenho de todas as atividades.

Já a diretora da Escola, Magali de Jesus, ressaltou a importância da data e da escolha da EMEB para sediar a abertura do programa. "Quando fomos contemplados ficamos apreensivos porque é uma grande mudança na rotina escolar, mas com o apoio recebido da Secretaria, dos pais e de todos os voluntários, hoje estamos muito entusiasmados e temos certeza que o projeto dará certo", acrescentou. Conforme Magali todas as atividades previstas pelo Mais Educação para os alunos da EMEB Bom Jardim iniciam na próxima segunda-feira (16).

Em Sinop coordenam o projeto as professoras Carla Ponce e Marineide de Oliveira Marques.

Sinop tem Professora da rede Municipal como professora nota dez

Professora da rede municipal receberá prêmio “Professor Nota Dez”
Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto
Quinta-Feira, 12 de Agosto de 2010, 17h15
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por: EMEB Thiago Aranda
Alunos da EMEB Thiago Aranda durante campanha de combate ao criadouro do mosquito
A professora da rede municipal de ensino, Rosana Helena Brocco Zaffalon, irá receber da Fundação Victor Civita o prêmio de “Professor Nota Dez”. O reconhecimento é fruto do projeto “Dengue mata, to fora”, desenvolvido por Rosana com os alunos do 5° ano da Escola Municipal de Educação Básica Thiago Aranda Martins alertando sobre os riscos da dengue e as maneiras de evitar o aedes aegypti desde 2009.



Conforme a professora no próximo dia 20, uma equipe da revista Nova Escola, especializada em educação estará em Sinop acompanhando as atividades escolares das crianças envolvidas com o projeto. “À tarde a equipe também vai participar de uma palestra que os alunos darão para aproximadamente 600 estudantes que freqüentam o 5° ano do ensino do município”, contou. No dia 18 de outubro a professora viaja para São Paulo para receber a premiação.



Ao falar sobre o projeto que rendeu destaque nacional, Rosana apontou que entre os objetivos da atividade está a atuação dos alunos como agentes mirins de saúde. “No modelo em que desenvolvemos esse projeto a comunicação é feita de crianças para crianças, eles já palestraram para aproximadamente 600 crianças. Assim, a aprendizagem tem mais significado para eles. A criança passa a atuar como multiplicador de conhecimento na família, escola, comunidade”, explicou. A ação iniciou depois que o pai de um aluno da turma faleceu vitima de dengue hemorrágica, o que, sensibilizou os colegas de sala.



Além da realização de palestras, a Escola também realizou uma campanha para juntar latinhas, 31 quilos do material foram coletados e comercializados, o dinheiro foi aplicado na compra de 30 mudas de citronela, planta que atua como repelente do mosquito, plantadas no pátio da Escola. Segundo a professora, assim que as plantas oferecerem condições serão feitas novas mudas e estas distribuídas aos alunos para que as levem para casa.



Rosana apontou que as escolas que desejam palestras com os alunos que desenvolvem o projeto podem ligar para o telefone 3511-1915. A Secretaria de Saúde atuou como parceira do projeto disponibilizando o folder usado nas campanhas.

Lançamento do Programa mais educação

Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto
Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010, 14h48
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
A Secretaria de Educação lançou nesta sexta-feira (13), na Escola Municipal de Educação Básica Bom Jardim o programa “Mais Educação”. O projeto vai beneficiar 520 alunos da rede municipal de ensino que passam a ter jornada escolar de sete horas diárias, com ações nas áreas de cultura, esporte, educação e desenvolvimento social.

Integram o projeto 120 alunos da EMEB Bom Jardim, 160 da EMEB Thiago Aranda Martin e 240 da EMEB Sadao Watanabe. Os alunos da Escola Bom Jardim irão freqüentar no contra turno das atividades escolares oficinas de pintura, dança, karate, letramento, matemática e coral. Já quem estuda na Escola Thiago Aranda fará atividades de futsal, tênis de mesa, capoeira, coral, matemática, além de cultivar uma horta escolar. Os estudantes da Sadao Watanabe contaram com programas de atletismo, voleibol, radio escolar, banda, letramento e de matemática.

Presente no lançamento do programa, o prefeito Juarez Costa, destacou que essa é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Educação, que inicialmente possibilitará a educação em tempo integral em três escolas municipais. “Para o próximo ano nossa meta é ampliar esse projeto, pois Sinop é uma cidade com crescimento muito elevado, acima de 10% ao ano e precisamos correr atrás de recursos em todas as áreas para propiciar condições a quem aposta nessa cidade”, destacou.

O secretário de Educação, Tadeu Azevedo, enfatizou a importância da educação em tempo integral. “Muitos pais saem cedo e não têm com quem deixar seus filhos, com as crianças na Escola eles podem trabalhar tranqüilos, tendo a certeza de que aqui eles estão aprendendo e conquistando um futuro melhor. Escolhemos justamente essa Escola para lançar o projeto porque aqui 50% dos alunos serão atendidos e nosso objetivo é ampliar esse número”, disse. Para ele a peça fundamental para que o Mais Educação dê certo é o comprometimento coletivo da comunidade escolar e dos pais no desempenho de todas as atividades.

Já a diretora da Escola, Magali de Jesus, ressaltou a importância da data e da escolha da EMEB para sediar a abertura do programa. “Quando fomos contemplados ficamos apreensivos porque é uma grande mudança na rotina escolar, mas com o apoio recebido da Secretaria, dos pais e de todos os voluntários, hoje estamos muito entusiasmados e temos certeza que o projeto dará certo”, acrescentou. Conforme Magali todas as atividades previstas pelo Mais Educação para os alunos da EMEB Bom Jardim iniciam na próxima segunda-feira (16).

Em Sinop coordenam o projeto as professoras Carla Ponce e Marineide de Oliveira Marques.