sexta-feira, 11 de março de 2011

Educação Especial é referência

Educação Especial: projeto desenvolvido em Sinop é referencia em seminário
Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto
Sexta-Feira, 11 de Março de 2011, 10h20
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
O programa desenvolvido pelo departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação de Sinop será tema de referencia em um seminário sobre educação especial em Sorriso, de 21 a 25 de março. De acordo com a coordenadora do departamento, Raquel Mazocco, Sinop é referencia em todo o Estado principalmente nos trabalhos desenvolvidos com deficientes visuais. “As atividades de orientação e mobilidade com bengala que realizamos aqui são feitas somente aqui e em Cuiabá”, explicou.

Raquel destacou alguns trabalhos do departamento que serão levados para Sorriso, como o projeto de locomoção de deficientes visuais desenvolvidos pela psicopedagoga Lizandra Rostirolla. No ano passado, ao levar os alunos para a rua, Lizandra constatou a existência de lixeiras em locais indevidos, árvores em espaços inadequados e galhos que atrapalham a locomoção com a bengala. O problema foi levado ao departamento e o tema acessibilidade foi discutido com representantes da iniciativa publica e privada.

Projetos como o desenvolvido por Lizandra, que será apresentado no seminário, tem mudado a vida de muita gente, como Antonio Pereira dos Santos, 43 anos, que aos 10 ficou doente e como conseqüência teve perda total da visão. “Na época eu morava na região de Juara, tinha feito a 1ª série e daí parei. Vim para Sinop quando tinha 22 anos e fiquei todo esse tempo parado, faz um ano que descobri por amigos o departamento e comecei a freqüentar as aulas. Minha vida mudou porque hoje não fico mais trancado em casa, eu saio sozinho com a bengala, vou na escola sozinho,” contou.

Antonio destacou ainda que aprendeu a ler em braile. “Já li 12 livros da Bíblia. É muito bom porque convivo mais com a sociedade,” apontou. Segundo ele, o sonho é concluir o ensino médio e prestar um concurso publico para contribuir mais em casa, com o pai que sempre o apoiou.

De acordo com Raquel, atualmente o departamento atende 60 pessoas, entre bebês, crianças, jovens e adultos, sendo 30 da rede municipal e 30 da rede privada entre escolas e faculdades. Todos realizam o treinamento para desenvolver habilidade e autoconfiança para locomoção nas ruas.

O seminário acontece apenas em dois pólos no Estado, um na capital e outro no interior. Sorriso receberá as cidades das regiões Norte e Sul do Mato Grosso para debater problemas e alternativas para a educação especial.

Educação Especial

Educação Especial promove capacitação em acessibilidade
Fonte: SME/Assecom
Autor: Eneci Pilar
Sexta-Feira, 11 de Março de 2011, 15h07
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
Nos dias 14 e 15 de março acontece na Escola Municipal de Governo, das 13h30 às 17h30, uma capacitação em acessibilidade com o tema Acessibilidade Urbana: Responsabilidade social tendo como público-alvo servidores públicos municipais e interessados em geral. As palestrantes serão as psicopedagogas Raquel Lima Veras Mazocco e Lizandra Rostirolla, do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo sensibilizar e orientar os servidores públicos quanto a eliminação de barreiras arquitetônicas, sensoriais e atitudinais, adoção de conceito de desenho universal construção de uma cidade inclusiva e implantação de sistemas urbanos acessíveis a todos os cidadãos.


Na pauta da capacitação estarão temas como os Novos paradigmas de mobilidade; Conceitos, definições e princípios de mobilidade urbana, acessibilidade e desenho universal; Diversidade humana; Pessoas com deficiências e/ou mobilidade reduzida; Estatísticas; Ética profissional e responsabilidade social; Tecnologia assistiva e Legislação.


Segundo as palestrantes a capacitação se justifica à medida que, de um modo geral, as cidades não estão adaptadas às pessoas com deficiências e/ou mobilidade reduzida, apesar de tanto se falar em acessibilidade, daí ser necessário discutir a eliminação de barreiras na sociedade sinopense, refletindo sobre nossas posturas atitudes e responsabilidades.


As inscrições podem ser feitas antecipadamente na Escola Municipal de Governo, na Avenida das Embaúbas, 1288 ou no dia 14 no mesmo local. Maiores informações pelo telefone (66) 3532-1366.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Programa Esporte e lazer na Comunidade

PELC inicia atividades orientadas
Fonte: Assecom
Autor: Eneci Pilar
Quinta-Feira, 03 de Março de 2011, 09h24
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
O Programa Esporte e Lazer na Cidade - PELC, dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2010 vem proporcionando à população sinopense atividades orientadas visando uma melhor qualidade de vida. Tais atividades acontecem todas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 17 às 19 horas, na Praça P25, na Avenida dos Ingás com Jequitibás.

Nas quartas-feiras acontece aula de teatro para o pessoal da Melhor Idade, no Clube dos Idosos, da Rua das Caviúnas, das 15h30min às 16h30min. No mesmo local e horário, nas terças-feiras, acontecem aulas de ginástica.

A coordenadora municipal do PELC é a professora Letícia Helena Antunes de Souza.