sexta-feira, 11 de março de 2011

Educação Especial é referência

Educação Especial: projeto desenvolvido em Sinop é referencia em seminário
Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto
Sexta-Feira, 11 de Março de 2011, 10h20
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
O programa desenvolvido pelo departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação de Sinop será tema de referencia em um seminário sobre educação especial em Sorriso, de 21 a 25 de março. De acordo com a coordenadora do departamento, Raquel Mazocco, Sinop é referencia em todo o Estado principalmente nos trabalhos desenvolvidos com deficientes visuais. “As atividades de orientação e mobilidade com bengala que realizamos aqui são feitas somente aqui e em Cuiabá”, explicou.

Raquel destacou alguns trabalhos do departamento que serão levados para Sorriso, como o projeto de locomoção de deficientes visuais desenvolvidos pela psicopedagoga Lizandra Rostirolla. No ano passado, ao levar os alunos para a rua, Lizandra constatou a existência de lixeiras em locais indevidos, árvores em espaços inadequados e galhos que atrapalham a locomoção com a bengala. O problema foi levado ao departamento e o tema acessibilidade foi discutido com representantes da iniciativa publica e privada.

Projetos como o desenvolvido por Lizandra, que será apresentado no seminário, tem mudado a vida de muita gente, como Antonio Pereira dos Santos, 43 anos, que aos 10 ficou doente e como conseqüência teve perda total da visão. “Na época eu morava na região de Juara, tinha feito a 1ª série e daí parei. Vim para Sinop quando tinha 22 anos e fiquei todo esse tempo parado, faz um ano que descobri por amigos o departamento e comecei a freqüentar as aulas. Minha vida mudou porque hoje não fico mais trancado em casa, eu saio sozinho com a bengala, vou na escola sozinho,” contou.

Antonio destacou ainda que aprendeu a ler em braile. “Já li 12 livros da Bíblia. É muito bom porque convivo mais com a sociedade,” apontou. Segundo ele, o sonho é concluir o ensino médio e prestar um concurso publico para contribuir mais em casa, com o pai que sempre o apoiou.

De acordo com Raquel, atualmente o departamento atende 60 pessoas, entre bebês, crianças, jovens e adultos, sendo 30 da rede municipal e 30 da rede privada entre escolas e faculdades. Todos realizam o treinamento para desenvolver habilidade e autoconfiança para locomoção nas ruas.

O seminário acontece apenas em dois pólos no Estado, um na capital e outro no interior. Sorriso receberá as cidades das regiões Norte e Sul do Mato Grosso para debater problemas e alternativas para a educação especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário