segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pró-letramento

Educação: retorna segunda-feira a formação do Pró-Letramento
Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto
Quinta-Feira, 08 de Abril de 2010, 09h45
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
A Secretaria de Educação retoma na segunda-feira (12), as aulas do Pró- Letramento em Sinop. As aulas compõem um programa de formação continuada de professores, desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.



As turmas que iniciam na próxima segunda, concluirão o treinamento em dezembro de 2010. De acordo com a Secretaria serão oito turmas, quatro delas em Alfabetização e Linguagem e quatro em Alfabetização Matemática, cada uma atendendo 30 professores, totalizando 240 profissionais. O curso será oferecido na Escola de Governo, Avenida das Embaúbas, 1288, em dois períodos: matutino e vespertino possibilitando aos profissionais a formação em horário inverso ao trabalho desenvolvido em sala de aula. O programa tem duração de 120 horas, 84 destas em regime presencial com duração de quatro horas semanais e 36 horas de atividades individuais à distância.



Em Sinop o programa vem sendo desenvolvido desde novembro de 2009 em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), possibilitando a especialização de 48 professores do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, divididos em uma turma de Alfabetização e Linguagem e outra em Alfabetização Matemática. Quem iniciou no ano passado concluirá o programa em agosto de 2010.



Conforme o secretário de Educação, Tadeu Azevedo, o Pró-Letramento tem como meta oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. “Isso se dará por meio de situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como o processo contínuo de formação docente, contribuindo para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada”, disse.




O módulo de Alfabetização é composto por sete fascículos que abordam: capacidades lingüísticas: alfabetização e letramento; alfabetização e letramento: questões sobre avaliação; organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino; organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; o lúdico na sala de aula: projetos e jogos; o livro didático em sala de aula: algumas reflexões e modos de falar/modos de escrever.



Já o módulo de Matemática é composto por oito fascículos: números naturais; operações com números naturais; espaço e forma; frações; grandezas e medidas; tratamento de informação; resolução de problemas: o lúdico do ensino da matemática e avaliação da aprendizagem em matemática nos anos iniciais.



Além da UFMT, em Sinop o Centro de Estudos em Educação e Linguagem CEEL/UFPE também garante suporte. No país são responsáveis pela elaboração do material de Linguagem o CEEL/ UFPE, o CEALE/UFMG (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita), o CEFORTEC/UEPG-PR (Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino), o CEFIEL/ UNICAMP (Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem) e a Universidade de Brasília.



São responsáveis pela elaboração do material e formação em Matemática o CEFOCO/UFES (Centro de Formação Continuada da Universidade Federal do Espírito Santo), a UEPA (Universidade do Estado do Pará), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UNISINOS (Universidade do Rio dos Sinos) e a UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho).



Confira na tabela abaixo o funcionamento do curso na cidade:
































Matutino


Vespertino


Segunda-feira


- Alfabetização


- Matemática


Terça-feira


- Matemática


- Alfabetização


Quarta-feira


- Alfabetização


- Matemática


Quinta-feira


- Matemática


- Alfabetização

Nenhum comentário:

Postar um comentário