quarta-feira, 24 de março de 2010

Encontros de formação do atendimento especializado

Iniciados encontros de formação do Atendimento Especializado
Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto
Segunda-Feira, 22 de Março de 2010, 17h21
Imprimir
Enviar a um Amigo
Ver Todos
Voltar
Foto por:
A Secretaria de Educação iniciou nesta segunda-feira (22), os encontros da formação continuada do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A formação tem como meta preparar os profissionais da educação para atender com mais qualidade o aluno com Necessidade Educacional Especializada (NEE). “Nesse processo todas as pessoas que trabalham na escola são envolvidas: professores, merendeiras, orientadores, auxiliares, enfim todos os profissionais porque o aluno tem contato com todos”, explicou a orientadora do programa, psicopedagoga Jacinta Frâncio.



De acordo com Jacinta a formação é realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC). “Em 2008 participei de um curso a distancia elaborado pelo MEC e em 2009 o projeto foi implantado no município. Tudo o que se relaciona a esse aluno é ainda muito recente, pois até pouco tempo ele estava destinado a ficar na sala de recurso, agora ele vem para a sala de aula e participa junto com os outros e isso o estimula também. A sala de recurso se torna uma complementação e o aluno passa a estar incluído em todo o processo escolar”, destacou.



No ano passado 265 profissionais participaram dos encontros que tem três horas de duração e acontecem quinzenalmente. Para este ano a Secretaria projeta que mais pessoas devam participar dos encontros. A professora Márcia Simões é uma das novas integrantes do programa. “Iniciei agora e realmente é muito proveitoso, trabalho com crianças que tem deficiência auditiva e a proposta de como trabalhar, interagir com esses alunos é muito interessante”, disse.



Já a professora Daniele Realdo fez parte da turma que iniciou em 2009 e conclui o aperfeiçoamento nesse ano. “Você usa muito na escola as técnicas desenvolvidas aqui porque é uma dinâmica bastante diferenciada. Onde trabalho, temos mais de dez alunos com algum tipo de dificuldade, então quem não tinha participado está vindo porque aborda o planejamento e também discute a atualidade”, salientou Daniele.



Como explica a orientadora Jacinta Frâncio, os encontros são momentos de aprofundamento teórico e desenvolvimento prático. Conforme ela é possível perceber um avanço significativo na inclusão principalmente de deficientes auditivos e visuais. “Mas ainda há muito preconceito. Temos muito que avançar tanto no sentido pedagógico quanto no envolvimento dos professores. Essa participação na formação demonstra que as barreiras estão sendo quebradas, mas ainda assim, há muito preconceito na nossa sociedade. Entre as crianças isso é menos evidente, os alunos são solidários”, falou.



A ação melhora a qualidade de ensino e estimula a comunidade escolar a valorizar o potencial de cada aluno. Jacinta apontou que os alunos portadores de necessidades especiais desde janeiro deste ano têm dupla matrícula (estão matriculados na classe que passaram a freqüentar e na sala de recurso). Além disso, o Governo Federal se comprometeu em enviar para as escolas o dobro de recursos destinados aos alunos com dificuldades especiais para que a direção possa investir em melhorias e adequações nas estruturas físicas para facilitar o atendimento.



Participam da formação do AEE profissionais da educação nas diversas categorias: diretor, coordenador pedagógico, professor do ensino regular e sala de recurso multifuncional, inspetor, secretário(a) escolar, merendeira, zeladora bem como monitor de creche.



Os encontros estão sendo realizados quinzenalmente nos seguintes horários e locais: segunda-feira e quarta-feira na Escola Municipal de Governo, Avenida das Embaúbas, número 1288, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, já no período noturno as atividades acontecem na terça-feira na Escola de Governo e na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe das 17h30 às 20h30. Na quinta-feira a ação retorna para a Escola de Governo, das 17h30 às 20h30. De sexta-feira os encontros são na EMEB Professor Jurandir de Mesquita, das 17h30 às 20h30.



A turma que iniciou em 2009 conclui a formação em setembro deste ano e aqueles que iniciaram hoje concluirão o curso em setembro de 2011.



Mais informações sobre a formação da Educação Inclusiva podem ser obtidas pelo blog: http://formacaoemeducacaoespecial.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário