terça-feira, 16 de março de 2010

Olimpíadas de Português: Secretaria lança programa nesta quinta
#
Olimpíadas de Português: Secretaria lança programa nesta quinta
Fotos: Ademir Jr.

A Secretaria de Educação lança nesta quinta-feira (18), às 15h30 a “Olimpíada de Português” em Sinop. O lançamento será na sede da Secretaria, Avenida das Embaúbas, nº 1076. A ação integra a “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”, lançada em parceria entre o Ministério de Educação e a Fundação Itaú Social. O tema da atividade é “O lugar onde vivo”, podem concorrer alunos desde o 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio em categorias diversas. As inscrições se estendem até 14 de maio.



Conforme a responsável pela programação em Sinop, Marcilene Almeida, 42 professores municipais participaram do treinamento no fim do ano passado para poder orientar os alunos. “Temos 21 escolas de ensino fundamental que irão participar, dois professores por escolas foram capacitados. A Olimpíada acontece sempre nos anos pares e nos anos ímpares é trabalhada a formação dos professores. Nesse ano, então teremos a Olimpíada”, destacou.



Segundo Marcilene a seletiva é realizada no terceiro bimestre. Primeiramente os trabalhos são selecionados nas escolas, que tem até 16 de agosto para analisar e enviar os textos à Secretaria de Educação que de 17 de agosto a três de setembro realiza a seletiva municipal e remete os melhores para a Secretaria Estadual de Educação. Na etapa estadual, de 20 de setembro a 22 de novembro, os trabalhos são novamente avaliados e os melhores passam para a fase regional, (Centro-Oeste, Norte, Sul, Sudeste e Nordeste). As melhores produções regionais são avaliadas de 1º a 19 de novembro e seguem então para a final nacional. O anuncio dos ganhadores da etapa nacional está previsto para 29 de novembro.



Também da comissão organizadora, José Reinaldo dos Santos, destaca que ao trabalhar com o tema “O lugar onde moro”, a atividade resgata o regionalismo. “O participante fala sobre a sua própria realidade. E o MEC oferece subsídios, todo o material trabalhado é enviado pelo ministério, os temas já estão dentro da ementa discutida com os alunos. Na última edição (2008) foram 6 milhões de participantes no país, 2 milhões somente na categoria poema”, apontou. Para este ano a meta da Secretaria de Educação de Sinop é envolver seis mil alunos do 5º (4ª série) ao 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental na produção das obras literárias.



Em 2008, a aluna da Escola Municipal de Educação Básica Tiago Aranda Martin (CAIC), Cristiane Pires de Moraes, 11 anos, foi semifinalista nacional na categoria poema. Cristiane destacou as belezas de Sinop. Na época a menina tinha 9 anos. Ela conta que a cada etapa participou de oficinas diferenciadas. Na semifinal em Brasília, Cristiane participou de uma oficina dirigida pela equipe de produção do programa “Sítio do Pica Pau Amarelo”. “Eram sempre escritores reconhecidos. Estar lá foi um grande prestígio. Esse ano vou participar de novo com mais empenho ainda”, disse. A menina contou que quando crescer quer ser veterinária.



De acordo com a professora Azenilda Cebalho, que acompanhou o desenvolvimento do trabalho de Cristiane, ela é uma excelente aluna. “Ela é ótima, muito aplicada e determinada. O material que recebemos para trabalhar também é muito bom, tem um excelente roteiro, uma coletânea de poesias, é gostoso trabalhar”, ressaltou.



De acordo com os coordenadores da Olimpíada em Sinop, a cidade pode enviar até dois trabalhos por categoria para o Estado, totalizando oito produções. “Na etapa regional são 500 alunos de todo o país que vão para as oficinas juntamente com os seus professores. Os semifinalistas viajam para capitais brasileiras diferentes, de acordo com a categoria que integram. Na final, entre as regiões, 152 trabalhos são selecionados, destes 20 recebem a premiação em nível nacional, cinco em cada categoria”, explicou Marcilene.



Confira abaixo as categorias e anos escolares da Olimpíada:



Categoria


Anos escolares

Poema


5º e 6º anos/4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental

Memórias


7º e 8º anos/6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental

Crônicas


9º ano/8ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio

Artigo de opinião


2º e 3º anos do Ensino Médio



A Olimpíada tem como base a experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, de 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública, com a finalidade de orientar a produção de textos dos alunos. Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”. Neste ano o programa foi intensificado e poderão participar professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Mais informações na Secretaria de Educação, nº 1076, ou pelo telefone 35113709.


Fonte: Secretaria de Educação
Autor: Cláudia Lazarotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário